SE DOIS MAIS DOIS... GRUPO DOS 4

SE DOIS MAIS DOIS... GRUPO DOS 4

(Andreia Santos de Carvalho)1


“Se as sementes
Incredulamente encovadas ao solo

Abstraem-se do germinar,

Perdoai-as, pois que em ares inférteis,

Já não sabem a que frutificar...

[a que orvalho chorar]


Se os ventos

Já não fazem mais brisas

Em sons de violinos a soprar,

Perdoai-os, pois que já não sabem,

Em tanto DÓ afinar...

[a que lábios habitarem]


Se os pássaros

Ao desalento de Sua palavra

Insustentáveis, pois, do ar caem.

Perdoai-os, pois que sem o ramo das árvores,

Já não têm onde pousar...

[já não sabem a que cantar]”


(Paulo de Carvalho. CONTRIÇÃO)


Inquietações geradas pelas próprias experiências e observações das formas de ser e estar no mundo - engrenagens produzidas e movidas pelo Homem - fizeram eco em meio ao turbilhão de sons, imagens e ações presentes na sociedade contemporânea. Impulsionaram o encontro de um poeta com um filósofo.

Participação em movimentos artísticos, sociais e políticos; as inúmeras leituras envolvendo fé, paixão, análise e exortação ao longo de sua caminhada e um percurso de Mestrado em Teologia marcam a trajetória de vida do poeta.

A apostasia do discurso religioso para ratificar a fé em Deus e uma certa distância desses movimentos/discursos - Teorias e práticas que visam, unicamente, o controle da vida dos indivíduos – provocou análises contextuais e as considerações produzidas formaram juízos, culminando com a pergunta sobre o que fazer com este conteúdo? O que fazer com os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos de vivências e estudos?

A expressão por meio da Poesia foi a resposta encontrada há, aproximadamente, 04 anos. Porém, a pergunta persistiu e se fez ouvir pelo filósofo Emy Ribeiro Martins Neto, cujas indagações acerca da práxis eclesiástica encontraram lugar para as devidas discussões.

A adesão de um psicólogo e um cientista, teve como fruto a formação do "Grupo dos 4", visando a circulação da Palavra em tempos que apregoam o consumismo exacerbado, o imediatismo das ações - principalmente ao que se refere ao alívio das tensões - e o "gasofiláceo das razões"2.

Através da articulação entre as Sagradas Escrituras e a Poesia, Paulo de Carvalho inova com a afirmação de que "Deus é Poesia", e a sua Criação (Natureza) é o mais belo e singular ato poético. E a partir desta afirmação, interroga-nos acerca dos efeitos da civilização sobre a Natureza.

Assim, abre espaço para as enriquecedoras contribuições de José Antonio de Carvalho e Silva e José Glauco Ribeiro Tostes que, preocupados com a dominação da Natureza pelo Homem, a "onipotência tecnológica" e uma concepção de mundo baseado no mecanicismo que transforma os próprios indivíduos em objetos descartáveis, empreenderam diversas pesquisas e estudos.

Deparamo-nos com o Homem lançado ao desamparo através do mesmo discurso que ele encontrou para se proteger dos perigos que a própria civilização nos ameaça, como por exemplo, aquecimento global e suas conseqüências. Pois se, por um lado, o Homem, ao longo da História, avançou em seu controle sobre a natureza com o fim de extrair sua riqueza para a satisfação de necessidades humanas, inclusive à custa de sua destruição, estando a própria ciência e tecnologia - criações humanas - a este serviço; por outro lado, as relações entre os homens, às quais a distribuição da riqueza extraída está submetida, não obtiveram avanços ou progressos similares

Olhares específicos convergem no sentido de compartilhar conhecimentos, incitar ao debate e fomentar a reflexão sobre os acontecimentos presentes como atualização de algo que há muito foi instaurado.

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1Andreia Santos de Carvalho é psicóloga.

2Verso de Paulo de Carvalho em seu poema “Oração em Apostasia”.


26/10/2011

noturnas


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Não somente pela explosão da noite nos olhos
— embora traduzam-me a potência do eclipse

Mas todo fascínio contido nos cortes d’um voo

Clareiam-me, deveras, o sol nos signos da fala
— embora seduzam-me os tatos de meia-noite

E a verdade? Danças! Silhueta de águia n’água

Saciam-me nuvens, não pelos celestiais lugares
— embora situem-me Terra suas formas lúdicas

E toda ranhura no solo desvelam minhas sortes

Não somente pelo espargir da seiva nas fendas
— embora sangrem-me tardes cores d’outonos

Meus passos sabem os chãos de minhas mortes


6 comentários:

  1. Belíssimo, Paulo!

    Li, como quem lê um adágio! Fechou com chave de ouro:"Meus passos sabem os chãos de minhas mortes"

    Parabéns, caro poeta. É sempre um prazer ler seus versos como se partissem a palavra, da Criação!

    Beijos

    Mirze

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  2. Boa noite, Mirze!

    Achei bastante curiosa esta leitura que você fez de meu poema, pois, confesso, que não havia atentado para tal.

    Um adágio! Mas após você ter feito esta leitura...

    Obrigado, Mirze.
    É sempre um prazer ter meus versos a teus olhos.

    Beijos,

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  3. Paulo!

    Bim agradecer suas aylas em poesia, e desejar-lhe um ANO NOVO DE PAZ AMOR e muita POESIA que se tornará quem sabe, num
    novo Eleison!

    Com meu respeito e admiralçao

    Mirze

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  4. Muito forte esse poema, tem imagens lindas como: "explosão da noite nos olhos"; "silhueta de águia n'água", e outras. Sigo lendo-te com entusiasmo. ;)

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  5. Olá Mirze!

    Grato por tua lembrança.
    Não tenho tido muito tempo para semeaduras por aqui, portanto PAZ, AMOR E POESIA!

    Sempre um prazer te eceber.

    Todo carinho,

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  6. Bem vinda à Casa de Taipa, Flávia.

    Grato pelo carinho para com minhas palavras.
    Bom saber que te 'falaram'...

    Bom te 'ouvir'!

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