SE DOIS MAIS DOIS... GRUPO DOS 4

SE DOIS MAIS DOIS... GRUPO DOS 4

(Andreia Santos de Carvalho)1


“Se as sementes
Incredulamente encovadas ao solo

Abstraem-se do germinar,

Perdoai-as, pois que em ares inférteis,

Já não sabem a que frutificar...

[a que orvalho chorar]


Se os ventos

Já não fazem mais brisas

Em sons de violinos a soprar,

Perdoai-os, pois que já não sabem,

Em tanto DÓ afinar...

[a que lábios habitarem]


Se os pássaros

Ao desalento de Sua palavra

Insustentáveis, pois, do ar caem.

Perdoai-os, pois que sem o ramo das árvores,

Já não têm onde pousar...

[já não sabem a que cantar]”


(Paulo de Carvalho. CONTRIÇÃO)


Inquietações geradas pelas próprias experiências e observações das formas de ser e estar no mundo - engrenagens produzidas e movidas pelo Homem - fizeram eco em meio ao turbilhão de sons, imagens e ações presentes na sociedade contemporânea. Impulsionaram o encontro de um poeta com um filósofo.

Participação em movimentos artísticos, sociais e políticos; as inúmeras leituras envolvendo fé, paixão, análise e exortação ao longo de sua caminhada e um percurso de Mestrado em Teologia marcam a trajetória de vida do poeta.

A apostasia do discurso religioso para ratificar a fé em Deus e uma certa distância desses movimentos/discursos - Teorias e práticas que visam, unicamente, o controle da vida dos indivíduos – provocou análises contextuais e as considerações produzidas formaram juízos, culminando com a pergunta sobre o que fazer com este conteúdo? O que fazer com os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos de vivências e estudos?

A expressão por meio da Poesia foi a resposta encontrada há, aproximadamente, 04 anos. Porém, a pergunta persistiu e se fez ouvir pelo filósofo Emy Ribeiro Martins Neto, cujas indagações acerca da práxis eclesiástica encontraram lugar para as devidas discussões.

A adesão de um psicólogo e um cientista, teve como fruto a formação do "Grupo dos 4", visando a circulação da Palavra em tempos que apregoam o consumismo exacerbado, o imediatismo das ações - principalmente ao que se refere ao alívio das tensões - e o "gasofiláceo das razões"2.

Através da articulação entre as Sagradas Escrituras e a Poesia, Paulo de Carvalho inova com a afirmação de que "Deus é Poesia", e a sua Criação (Natureza) é o mais belo e singular ato poético. E a partir desta afirmação, interroga-nos acerca dos efeitos da civilização sobre a Natureza.

Assim, abre espaço para as enriquecedoras contribuições de José Antonio de Carvalho e Silva e José Glauco Ribeiro Tostes que, preocupados com a dominação da Natureza pelo Homem, a "onipotência tecnológica" e uma concepção de mundo baseado no mecanicismo que transforma os próprios indivíduos em objetos descartáveis, empreenderam diversas pesquisas e estudos.

Deparamo-nos com o Homem lançado ao desamparo através do mesmo discurso que ele encontrou para se proteger dos perigos que a própria civilização nos ameaça, como por exemplo, aquecimento global e suas conseqüências. Pois se, por um lado, o Homem, ao longo da História, avançou em seu controle sobre a natureza com o fim de extrair sua riqueza para a satisfação de necessidades humanas, inclusive à custa de sua destruição, estando a própria ciência e tecnologia - criações humanas - a este serviço; por outro lado, as relações entre os homens, às quais a distribuição da riqueza extraída está submetida, não obtiveram avanços ou progressos similares

Olhares específicos convergem no sentido de compartilhar conhecimentos, incitar ao debate e fomentar a reflexão sobre os acontecimentos presentes como atualização de algo que há muito foi instaurado.

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1Andreia Santos de Carvalho é psicóloga.

2Verso de Paulo de Carvalho em seu poema “Oração em Apostasia”.


01/01/2011

Os jardins da pequenina.

Os jardins da pequenina.


Uma pétala... Apenas uma dentre tantas.

E o vento se fazia sentir ao seu levitar.
Nem serpentes ou dragões nas sombras,
Apenas os desenhos na dança das nuvens.

Uma pétala... E dentre tantas era uma.

Sobras do sol pontilhavam a relva
Nas ramas, sorriam cores, os pomos.
Jardins dos pomares — pergaminhos.

Uma pétala... E uma era, dentre tantas.

Movimentos refluxos em poesia;
Nas vozes dos versos colheitas,
Teus olhos de luas revelam sóis.

Uma pétala... Uma dentre e tantas... Era.

Topázios... Tomilhos e mel.
Ventre dos Verbos, prenhe;
Órion luzires nas mãos sutis.

Era pétala dentre tantas... Teus jardins.



Paulo de Carvalho. Os jardins da pequenina. Cantabile, Editora Muiraquitã, Niterói, RJ, 2007


2 comentários:

  1. Belíssimo, Paulo!

    Uma pétala foi destacada. Poderia ser uma pedra, uma ave, um canto, mas é sempre um ou uma que se destaca e é escolhida. Entre tantos pescadores, um é sempre o mais fiel e perfeito em seu trabalho. Talvez, por isto, sejam poucos os escolhidos.

    Aplausos, poeta!

    Beijos

    Mirze

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  2. Fiquei aqui esmorecida imaginando o cair de uma pétala. Senti até um pouco de inveja dela, mas fiquei feliz por vê-la neste poema, e por saber que um toque delicado da natureza pode ser tudo, tudo nas mãos de um poeta sensível como vc.

    Simplesmente sublime este poema!

    Beijo.

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